segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Resenha: Caixa de Pássaros, de Josh Malerman


Boa noite, pessoas! Hoje eu trouxe uma resenha de um livro que anda sendo muito comentado entre blogueiros e booktubers ultimamente. "Caixa de Pássaros", escrito por Josh Malerman, com certeza aparenta ser muito intrigante e misterioso, não é mesmo? 

É importante lembrar que a história começa depois que se passaram quatro anos após algo, ou, melhor dizendo, alguma coisa provocar o suicídio da maioria da população. A única informação que se sabe, inicialmente, sobre essa coisa é que ela apenas irá fazer mal à pessoa se a mesma simplesmente olhar para ela. Medonho, não?

A história tem início contando a jornada de Malorie, uma mulher jovem que mora sozinha com seus dois filhos em uma certa casa perto de um rio. Essa família supre suas necessidades com um poço que se localiza perto do lugar e com enlatados que a nossa protagonista sempre mantém estocados na residência.

Para procurar suprimentos e buscar água no poço, é necessário que, quem quer que faça o serviço - a própria Melorie ou seus filhos - estejam vendados a partir do momento em que saem da casa. Seguindo essa lógica, todas as janelas da casa devem ser cobertas para que nada lá fora possa ser visto de dentro do lugar.

Nosso enredo começa quando a protagonista decide ir para algum lugar que seja realmente seguro para ela e seus filhos. Assim, com os olhos de ambos vendados, contando apenas com a audição treinada de seus filhos, eles descem o rio próximo à casa totalmente expostos ao perigo que está sempre lá fora, aguardando ser visto.

O livro é narrado em terceira pessoa e o tempo em que se passa a história é alternado entre o presente e o passado. Ou seja, o leitor acompanhará a jornada de Molorie e seus filhos pelo rio ao mesmo tempo que irá acompanhar a história de como era sua vida no passado e como tudo aconteceu. Perguntas como: "Como ela foi parar naquela casa?" "Por que ela está sozinha?" "Onde está o pai das crianças?" e muitas outras, serão respondidas no decorrer do livro.

A trama tem uma seleção de personagens bem envolventes. Não é um livro que eu recomende para crianças, pois contém partes um tanto quanto "pesadas" para as mesmas. O desenvolvimento da obra é aceitável, e a forma como o autor deixa em branco as características dessa coisa que provoca o suicídio dos seres humanos é totalmente agoniante, e isso faz com que o leitor fique interessado na história cada vez mais.

Enfim, "Caixa de Pássaros" cumpre o que promete, deixa o leitor agoniado a cada página e, dependendo da interpretação de cada pessoa que lê a obra, a mesma pode se transformar numa grande crítica a várias coisas no final do livro. O livro propõe também um terror um tanto quanto psicológico, pois o simples fato de não poder ver essa coisa mas saber que ela está lá é totalmente medonho.

Recomendo o livro para quem curte obras que envolvem mistério, suspense e uma pitadinha de terror. A leitura é envolvente e, num ponto de vista geral, tem tudo para agradar muitos leitores que gostam dos gêneros citados.

Nota: 7,9/10


Espero que tenham se interessado pelo livro e gostado da resenha! Tenham uma boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário